Ir para meu GLAS Ir para meu MSR
MSR

RSS Notícias

Manejo Sustentável de Resíduos



Nosso serviço estabelece uma sistemática que assegura a rastreabilidade dos resíduos desde a sua geração até sua destinação final de acordo com as legislações aplicáveis.


A gestão dos resíduos é um processo contínuo e sua eficácia depende exclusivamente do conhecimento e atualização da legislação.


Envolve  neste processo os resíduos gerados no setor industrial, setor de saúde, comercio e construção civil.


Nosso programa já contempla a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Mudanças Climáticas.


O resíduo bem manejado oferecerá riscos controlados.


As etapas:


Caracterização, classificação e segregação Acondicionamento Coleta e transporte Armazenamento e monitoramento Destinação final




Caracterização, classificação e segregação:


Etapa de Estudo e Conhecimento dos resíduos e da Empresa, o objetivo e buscar o Conhecimento e os melhores processos e procedimento para satisfação do Cliente quanto ao Manejo Sustentável dos Resíduos. Essa etapa é que norteará todo o Manejo, ganhando eficiência econômica, ambiental e social.


Caracterização e Classificação: Alguns resíduos, dependendo de sua particularidade, precisam ser classificados e caracterizados (qualitativo e quantitativo) de acordo com a NBR 10.004 e, quando necessário, em laboratório físico-químico, o que fornecerá informações importantes nos cuidados que devem ter com o resíduo.


Educação Ambiental: amplo projeto na Empresa, onde todos os colaboradores passam pelo processo de treinamento quanto ao modus operandis na Gestão de Resíduos. O comportamento social será o grande diferencial e a população deverá ter uma participação ativa e em tempo real. Com essa atividade, os Colaboradores da Empresa serão agentes multiplicadores em suas comunidades.


Segregação e coleta seletiva: é feito dentro de cada departamento, separando os resíduos de acordo com sua classificação e armazenados conforme normas estabelecidas, garantindo sua propriedade e dando condições para a realizaçÃo do inventário.


Inventário: permite qualificar e quantificar a geração de resíduos em cada departamento, quanto aos tipos de resíduos que são gerados, fazemos uma análise das entradas e saídas. É de fundamental importância esse inventário para o conhecimento da Empresa e saber como e onde aplicar esforços para a não geração ou a redução de resíduos. Nesta fase já se sabe qual a destinação final de cada resíduo da Empresa e permitirá estabelecer as metas ambientais.


Regularização da Documentação: as atividades de inventário permitirá a regularização dos documentos necessários para o manejo dos resíduos / rejeitos na busca na eficiência econômica no acondicionamento, transporte e destinação final.


Qualificação de Fornecedor: de posse das informações de quais resíduos são gerados, quantidade e freqüência, auditamos os fornecedores para todos os tipos de resíduos, buscando nestes a qualidade no trabalho levando em consideração as obrigações legais nas áreas: trabalhista, ambiental e social.


Recuperação Fiscal: possuímos uma metodologia onde assessoramos a Empresa no processo de recuperação fiscal dos rejeitos gerados em seus produtos e serviços.


Voltar para etapas





Acondicionamento:


O correto acondicionamento dos resíduos é o segundo passo para que o processo de gerenciamento integrado seja não só eficiente, mas, sobretudo eficaz. O objetivo deste serviço é manter o Cliente seguro do ponto de vista ambiental e da proteção à saúde humana, manter as propriedades originais dos resíduos gerados no processo.


Trata-se de um local dentro da empresa, onde os resíduos sejam acondicionados de acordo com as legislações e NBR's pertinentes até a coleta. Destacamos algumas:


NBR 11.174 - Armazenamento de Resíduos Classe II - Não Inertes e III - Inertes (Antiga NB-1264);


NBR 98 - Armazenamento e Manuseio de Líquidos Inflamáveis e Combustíveis;


NBR 12.235 - Armazenamento de Resíduos Sólidos Perigosos;


NBR 7.500 (série) - Símbolos de Risco e Manuseio para o Transporte e Armazenagem de Materiais - Simbologia.


Voltar para etapas





Coleta e transporte:


Executado dentro do mais rígido controle de qualidade e obedecendo as normas ambientais para transporte de resíduos (cargas perigosas), atuamos com profissionais altamente qualificados dentro do regime de transporte de cargas, resíduos e manuseio de máquinas. Essa atividade é coberta de um seguro ambiental contra danos causados por acidentes e conseqüentes desastres ambientais.


Conta com a emissão do MTR - Manifesto de Transporte de Resíduo, envelope de emergência, ficha de emergência, CADRI e nota fiscal para transporte, documentos exigidos em legislação. O veículo estará adequado com relação a identificações, manutenção e portando kit de emergência.


Quanto da retirada do resíuo, os mesmos estarão identificados através de um sistema de código de barras. Essa identificação é usada para rastrear e gerenciar o processo industrial da BIOTERA e garantir ao Cliente o acompanhamento dos resíduos.


Voltar para etapas





Armazenamento e Monitoramento:


A BIOTERA possui um CDTR - Centro de Distribuição Temporário de Resíduo, onde visa atender pequenos, médios e grandes geradores de resíduos e rejeitos, contribuindo com estes para que tenham um gerenciamento eficaz.


A BIOTERA está preparada para o recebimento de resíduos classe I, classes IIA e IIB, com exceção de resíduo radioativos, provenientes de serviços de saúde, agrícolas, PCB's e inflamáveis. Alguns resíduos classe II, dependendo de suas particularidades, também poderão ser coletados, armazenados e destinados pela BIOTERA.


A necessidade de um CDTR visa obter uma distribuição mais flexível e dinâmica, sendo capaz de respostas mais rápidas em face de procura cada vez mais freqüentes e específicas.


No CDTR é que fazermos a DESCARACTERIZAÇÃO do resíduo não perigoso, quando aplicável, visa proteger a marca do cliente e anular os riscos de reutilização dos produtos.


O CDTR mantém uma área exclusiva para o recebimento e gestão dos produtos que fazem parte da Logística Reversa, conforme a Política Nacional e Estadual (SP) de Resíduos Sólidos. Isso permitirá que os Segmentos de Mercado que precisam atender esta legislação, tenham, em um único local, seus resíduos já coletados e armazenados.


O CDTR da BIOTERA está devidamente licenciado pelo órgão ambiental CETESB do Estado de São Paulo, portanto apto a armazenar vários tipos de resíduos.


Alguns documentos obrigatórios:


Licença de Operação do órgão ambiental CETESB


AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros


Alvará de funcionamento da prefeitura de São Roque


Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho:


        • nº 9 - PPRA- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais


        • nº 7 – PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional


        • nº 10 – Serviços em eletricidade – Laudo de elétrico das instalações e para raios


        • nº 23 – Proteção contra incêndio


Voltar para etapas





Destinação final:


Estamos empenhados a acompanhar e estudar as melhores formas e técnicas para a melhor prestação de serviço dentro de toda a cadeia da destinação final, através da área de Engenharia de Soluções.


O objetivo principal deste processo é manter volumes adequados para que a cadeia produtiva tenha sua capacidade produtiva máxima atingida e usufruir de preços mais competitivos desde o fornecimento do serviço da BIOTERA até sua destinação final.


A BIOTERA mantém parceria com diversos tipos de empresas para a destinação final dos resíduos, entre elas de co-processamento, incineração, reciclagem, compostagem e aterros. Exigimos destas empresas todo o cumprimento das normas e legislações ambientais, através de contrato e de auditorias de qualificação de fornecedores com determinada freqüência.


O nosso diferencial é que a BIOTERA esta buscando novas tecnologias em todo o processo de Gestão Integrado do Resíduo, e possuímos algumas tecnologias que permitem a transformação do Rejeito em energia, através de processos que podem ser incorporados dentro do seu Negócio com em qualquer município. Isso é a ENGENHARIA DE SOLUÇÕES


Voltar para etapas






Benefícios:


• Programas de redução de resíduos desde a aquisição de matéria prima até a entrega ao cliente final – PmaisL e Ciclo de Vida do Produto;

• Centralização da gestão de resíduos;

• Atendimento da legislação;

• Prevenção de passivos ambientais;

• Conhecimento e indicadores sobre a cadeia de resíduos;

• Significativa redução de custos operacionais na cadeia de resíduos.

• Controle total de riscos;

• Monitoramento a distancia dos resíduos armazenados;

• Tratamento e destinação final adequados;

• Educação ambiental – direta e indireta (agentes multiplicadores);

• Conscientização e comprometimento ambiental.

• CDTR - Centro de Distribuição Temporário de Resíduos: A necessidade do CDTR visa obter uma distribuição mais flexível e dinâmica, sendo capaz de respostas mais rápidas em face à procura cada vez mais frequente e específica.


Loading

Av. Artur de Queirós, 680 - Santo André - SP - INNOVA - Incubadora Tecnológica
+55 11 4901-6002 / Innova +55 11 4432-0905 - contato@biotera.com.br

Siga-nos

© 2011 Biotera - Todos os Direitos Reservados